Dicas de roupas para usar na festa de Natal

por: Simplesmente Vida


 

Na intenção de organizar, eu estou dividindo este artigo em cinco partes:

Clique aqui para: Organização e Planejamento
Clique aqui para: Dicas de decoração para o Natal
Clique aqui para: Dicas de cardápio/ceia para Natal
Clique aqui para: Dicas de presentes e diversão para o Natal
Dicas de roupa para usar na festa de Natal

Antes de iniciar o artigo, gostaria de dizer que este site tem como objetivo trabalhar a Auto-estima e ajudar a desenvolver a Felicidade interior de cada um. Então, se você quiser clique aqui e conheça todos os arquivos que trabalham a Auto-estima e a Motivação.

Vou dividir este tema nas seguintes categorias: FEMININA, MASCULINA e INFANTIL. Achei que ficaria melhor assim, já que a maioria dos sites direcionam seu foco para mulher quando se fala de moda.

FEMININO
(Fonte: Portais da Moda)

O Natal é uma festa geralmente comemorada em família. Em outros casos, com amigos ou até mesmo colegas de trabalho. O traje escolhido para a noite de Natal dependerá muito do tipo de ambiente e festa em questão, além do nível de relação que se tem com o anfitrião e os convidados.

Para passar em família, a roupa pode variar da casual a mais sofisticada, dependendo do estilo de festa. Independente disso, caprichar no visual é fundamental. Mesmo sendo uma festa mais simples, pode-se investir em cabelo, maquiagem e acessórios mais requintados que os que se usa no dia-a-dia. Vestidos curtos e discretos para as mais jovens e um pouco abaixo dos joelhos para as mais maduras são alternativas elegantes para a noite de Natal. O mesmo pode-se dizer de macacões e macaquinhos, ou até mesmo calças. Um tecido de maior qualidade pode dar um ar mais sofisticado ao visual. Jóias e bijuterias discretas complementam o look. No Natal pode-se deixar o preto um pouco de lado. Azul marinho, cinza, bege, tons de verde, vinho e berinjela também são cores discretas e não denunciam repetição, já que trajes de festa geralmente são usados com menor freqüência. Homens podem optar pelo jeans combinado com uma camisa mais descontraída.

Na festa da empresa, é importante vestir algo que não seja muito sugestivo e sim, mais discreto e elegante, já que envolve superiores e colegas de trabalho. Pode-se optar por peças com modelagens mais elegantes com cores neutras, tomando cuidado para não parecer profissional demais, afinal, trata-se de uma festa. Para surpreender, é possível escolher um acessório mais moderno e colorido, que complementa o visual e dá um ar um pouco mais descontraído. Para os homens, a dica é a mesma: sempre seguir as regras utilizadas para roupa profissional, fugindo um pouco da formalidade total.

  Em festas mais sofisticadas, pode-se optar por vestidos de coquetel sem muitos detalhes, pantalonas e macacões em tecidos mais finos, blusas com rendas e brilhos discretos ou calças compridas coordenadas com túnicas. O importante nesse tipo de festa é investir em tecidos mais preciosos, que dão um ar mais elegante às peças.

Seda, chifon e cetim são boas opções. Os tecidos leves e fluidos com estampas florais e transparências discretas, rendas e materiais opacos são escolhas certeiras. Pode-se optar por um dos elementos obrigatórios, como decotes canoa, tomara-que-caia, costas nuas ou alças finas. São permitidas cores claras e adocicadas, metálicos e tons fortes, como turquesa, laranja, vermelho e rosa. Bolsas como as clutches estão sendo bem usadas, e são os acessórios que dão um ar sofisticado a qualquer look. Jóias e bijuterias devem ser usadas de acordo com a necessidade da roupa: muitos bordados ou brilhos pedem apenas brincos discretos, roupas mais limpas permitem acessórios mais chamativos. Nos pés, o salto alto é essencial em ocasiões como essas. Para os homens, dependendo do nível de formalidade da festa, é possível usar o terno com ou sem a gravata. No caso de algo mais informal, é possível até mesmo usar camisas listradas e ternos em tons de cinza, caso contrário, terno escuro é a melhor opção.

O Natal, mesmo que passado em família, é uma festa que exige um pouco mais de capricho e tradição na hora de se vestir, e nunca é pecado estar bem vestido. É válido lembrar que elegância não significa, em hipótese alguma, exagero, mas sim saber pensar em detalhes, ousar em determinados elementos, escolher os acessórios certos e se adequar ao tipo de ambiente. Escolha bem o que vai vestir na noite de Natal, e boas festas!

Manuela Casali Cordeiro

 

MASCULINA
(Fonte: Oficina da Moda)

O traje masculino também irá variar de acordo com o estilo e o local da festa.
Seguem algumas dicas:

Traje Esporte
É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda.
O básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Um calçado tipo dock sider ou mocassim complementa bem o visual.

Traje Passeio (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville)
Caracteriza-se por ser um pouco mais formal, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis.
Um blazer com calça social, camisas em cores claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas, enfim: é a gravata em sua versão informal. Ternos em cores claras com gravatas descontraídas também são uma boa pedida.

Passeio Completo (ou Social)
-Este traje exige formalidade completa e é muito solicitado para jantares e eventos de porte maior.
Terno escuro, bem alinhado e gravata fina e discreta. A camisa é social (branca ou azul muito claro), assim como o sapato, clássico e preto. Mulheres: conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos (sem grandes fendas ou bordados exagerados), saltos altos e bolsa pequena. Os tecidos são mais nobres, como crepes, sedas e veludos. Echarpes ou xales podem ser bons acessórios, desde que discretos. As jóias também pedem cuidado: a pérola é o clássico e bijouterias finas também podem ser usadas.

Traje Black Tie (ou Gala ou Tenue de Soirée ou ainda Habillée)
-É o traje das grandes festas, das noites de gala.
Smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Evite as tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul, prata, cor de rosa…

Por Gloria Kalil e Claudia Matarazzo

É claro que você pode apostar num visual estiloso, ousado ou despojado como esses abaixo, que tirei do site Homens Modernos:

 

 

INFANTIL
Sempre, em qualquer tipo de festa a criança deve primeiramente estar CONFORTÁVEL. Muitos pais tendem a querer realizar-se em seus filhos, causando problemas emocionais e até físicos nas crianças.
Lembre-se de que a criança deve sentir-se livre e confortável. Não coloque roupas pesadas ou muito quentes se estiver calor e não leve a criança semi-nua se estiver fazendo frio.

Nossos filhos não são bonecos e, como toda criança saudável, elas têm direito a brincar, se sujar e até mesmo estragar a roupa que estão usando. Fora isso, tudo é válido.
Coloque brilho e cor nas roupas, capriche no vermelho e branco, e deixe que seus filhos sejam felizes. Esse é o melhor presente de Natal que você poderá dar a eles!

Clique aqui para: Organização e Planejamento
Clique aqui para: Dicas de decoração para o Natal
Clique aqui para: Dicas de cardápio/ceia para Natal
Clique aqui para: Dicas de presentes e diversão para o Natal
Dicas de roupa para usar na festa de Natal

Não deixe de ver as dicas de roupas para o Reveillon no site www.diasespeciais.com.br

Se você gostou desse artigo, comente ou deixe uma sugestão.

 




Artigos Recomendados:



Comentários

13 Comentários para “Dicas de roupas para usar na festa de Natal”
  1. Julio disse:

    que bom que alguem lembou dos homens e muito boa a sua obsevação sobre as crianças.

    @Julio
    Julio, muito obrigada pelo comentário.
    Que bom que você gostou da lembrança.

    Um abraço

  2. Ana Marcia disse:

    Adorei o artigo, pois esta data comemorativa deixa a todos mais alegres, descontrídos e felezes, enfim adoro o natal. Parabéns .

  3. juliana disse:

    Adorei as dicas, muito legais e completas sempre gostei desse momento e como será a minha primeira recepção vou seguir as orientaçoes para que corra tudo direitinho e que todos se divirtam inclusive eu.

  4. emrsoni sac disse:

    En 2010 quero usa um coisa diferente .pois quero uma dica
    para chamar a atenção de todos e puxa todos os olhares para mim ok

  5. fran disse:

    muito legal os looks adorei!

  6. Rafaella disse:

    Eu pedi roupa ideal de criança para ser usada no natal e me vem com roupa da adulto
    fala sério né:pa,pa,pa…

Deixe o seu Comentário